Bioestatística

Laboratório de Fisioterapia Prof. Jefferson Cardoso e Centro de Fisioterapia Aquática HU/UEL

Fez algum curso conosco? Deixe sua avaliação em nossa página no Google.

Curso de Bioestatística Básica e Avançada (2023)

Fonte: Mentimeter

Qual a importância desse conteúdo para você?

O que mais gostou?

Webinars: Essenciais da Bioestatística

Confira abaixo os vídeos da Playlist Webinars: Essenciais da Bioestatística. Aproveitem para assinar o canal no Youtube e clique no sininho para receber mais informações sobre o conteúdo.

Confira a Playlist no Youtube

Visite o canal no Youtube: @profjeffersoncardoso


Aula ministrada no Curso Online sobre Bioestatística – Desmistificar, Interpretar e Aplicar no Contexto Clínico, que abordou a teoria sobre o Tamanho de Efeito.

Há inúmeros exemplos de como realizar esse cálculo e para sua interpretação.

Ao final, exemplos para o cálculo com testes que não possuem distribuição Gaussiana (Mann-Whitney, Wilcoxon, Kruskal-Wallis e Friedman).


Aula ministrada no Curso Online sobre Bioestatística – Desmistificar, Interpretar e Aplicar no Contexto Clínico, que abordou a teoria sobre o Risco Relativo, Redução do Risco Absoluto e NNT (Número Necessário para Tratar ou Number Needed to Treat).

Na aula foram apresentados os conceitos sobre essas medidas, exemplos de como proceder no SPSS e uma análise crítica.


Aula ministrada no Curso Online sobre Bioestatística – Desmistificar, Interpretar e Aplicar no Contexto Clínico, que discutiu o uso da Confiabilidade ou Consistência Relativa, o Erro Padrão da Medida (Standard Error of Measurement) e a Mínima Mudança Detectável (Minimal Detectable Change).

São apresentadas as teorias e como realizar essas medidas no SPSS.


Aula introdutória 1 de Bioestatística para alunos de graduação, para os que estão na Iniciação Científica ou escrevendo o TCC e também aos alunos de pós-graduação e profissionais da saúde que não tiveram contato com o assunto.

Esse conteúdo é a primeira parte de 3 aulas que deixo disponível: Introdução e definições, algoritmo do pesquisador, histórico da estatística e variáveis geradoras de dados (categórica e numérica).

Endereço MedCalc: MeCalc site | MedCalc manual

As aulas 2 e 3 estão logo abaixo.


Aula introdutória 2 de Bioestatística para alunos de graduação, para os que estão na Iniciação Científica ou escrevendo o TCC e também aos alunos de pós-graduação e profissionais da saúde que não tiveram contato com o assunto.

Esse conteúdo é a segunda parte de 3 aulas que deixo disponível: Planilha/variável, apresentação do programa MedCalc, análises descritivas (variáveis categóricas e numéricas) + exemplos e frequências e medidas de tendência central.


Aula introdutória 3 de Bioestatística para alunos de graduação, para os que estão na Iniciação Científica ou escrevendo o TCC e também aos alunos de pós-graduação e profissionais da saúde que não tiveram contato com o assunto.

Esse conteúdo é a terceira parte de 3 aulas que deixo disponível: Análises descritivas, interpretação da curva Gaussiana, teste de Shapiro-Francia, histograma, teste de hipóteses, definição de significância, P, erros e IC 95 % e exercícios/exemplos no programa MedCalc.


Aula ministrada no Curso Online sobre Bioestatística – Desmistificar, Interpretar e Aplicar no Contexto Clínico, que abordou a teoria sobre o Cálculo do Tamanho da Amostra. Procurei discutir alguns pontos que sustentam essas análises, bem como dar exemplos de como proceder, a priori, quando se prepara um estudo.


Esta aula foi ministrada para os alunos do curso On-line sobre Bioestatística, 5a. Edição “Como executar e interpretar os principais teste estatísticos: Dos pressupostos à prática clínica”.

A figura do violino ou violin plot é uma estimativa de densidade sem assumir os pressupostos Gaussianos. Para fazer essa prática é necessário ter a versão 29 do SPSS.


Bem-vindo(a) ao Webinar 1 – Essenciais da Bioestatística: “O que preciso saber para tornar a análise minha aliada”. Vamos apresentar uma série de episódios para que você possa entender a análise estatística de um texto científico, interpretação dos dados, tomada de decisão, relação da prática baseada em evidências e os testes estatísticos (incluindo os programas), bate-papos e muito mais.

Esse Webinar em específico lidou com quatro sugestões para a interpretação dos dados a partir de um artigo publicado recentemente. Além disso, foi apresentado algumas definições básicas. Ao final se propõe o entendimento do Algoritmo da Ciência, a definição de erros, o feedback com o uso do Mentimeter e as respostas de algumas perguntas que apareceram no chat. Divirtam-se.


Bem-vindo(a) ao Webinar 2. Nesse encontro tivemos três convidados para lá de especiais. Os três professores, Rômulo Fernandes (Unesp, Presidente Prudente) Débora Guariglia (UENP, Jacarezinho) e Juliano Cassonato (Unopar, Londrina) falaram da experiência de terem feito parte do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEL-UEM (http://www.uel.br/pos/ppgef/portal/), da rotina dos grupos de pesquisa e como utilizam a estatística/programas.

Além disso eles apresentaram uma análise que mais usam em seus experimentos. Curta esse bate-papo que desmitifica o uso da estatística nas áreas de Educação Física e Fisioterapia.


Olá, nessa aula irei mostrar como utilizar uma análise de série temporais por meio do SMA (Análise de Simulação de Modelos) tradução livre de Simulation Modeling Analysis – SMA para relatos de casos.

É uma abordagem interessante sobre o uso da estatística para este tipo de estudo. Trata-se de um método de reamostragem (bootstrap), útil para análises com n pequenos, dados autocorrelacionáveis e quantifica-se a correlação entre a desfecho e o valor atribuído para variável independente (tempo).

Extremamente interessante para profissionais que queiram fazer pesquisa em suas clínicas e para pesquisadores.

Clique aqui para baixar o software ClinicalResearsher, que é gratuito.


Mais 2 professores e 1 doutorando que fizeram sua formação no PPG Associado em Educação Física UEL-UEM, Timothy Cavazzotto (UNICENTRO, Guarapuava), Rafael Evangelista (UEL) e Thiago Camata (University of Queensland, Brisbane, Austrália) falaram da experiência de terem feito parte do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEL-UEM (http://www.uel.br/pos/ppgef/portal/), contaram suas experiências sobre o assunto e deram exemplos das análises que estão utilizando ultimamente. Curta esse bate-papo que desmitifica o uso da estatística nas áreas de Educação Física e Fisioterapia.