O fisioterapeuta e professor Jefferson Rosa Cardoso é coordenador do Grupo e do Laboratório. Antes de surgir a ideia de ter o próprio espaço, veio a sugestão de se criar um Grupo de pesquisa em 2001, enquanto fazia doutorado. O Grupo é registrado na PROPPG – UEL e no CNPq. O Grupo de Pesquisa em Avaliação e Intervenção em Fisioterapia (PAIFIT) impulsionou a criação do laboratório e a maioria das atividades é realizada por meio deste. O Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica, situado no Centro de Ciências da Saúde/Hospital Universitário, da Universidade Estadual de Londrina, é um local onde graduandos e pós- graduandos se encontram para realização de pesquisas sobre o movimento humano, discutir epidemiologia clínica e fazer o atendimento à comunidade por meio de projetos extensionistas. O seu uso foi autorizado pelo Ex-Diretor de Centro, Prof. Dr. Pedro Gordan em 2002 e tem como função realizar avaliações funcionais e de performance em pacientes com alterações musculoesqueléticas, incluindo atletas, neurológicas, entre outras, bem como indivíduos sem alterações e investigar a efetividade da fisioterapia, tanto no ambiente terrestre quanto no aquático.


  • A HUTec publicou uma matéria em 29 de janeiro de 2025 sobre o trabalho do Prof. Dr. Jefferson R. Cardoso na coordenação do grupo PAIFIT.

    Foto: HUTec

    Além do atendimento de avaliação e intervenção em fisioterapia para toda a população da região metropolitana de Londrina-Pr., destacaram que o laboratório, localizado no Centro de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina, é o único da região que é equipado e especializado para a realização de diagnóstico cinesiológico funcional.

    Confira a matéria completa


  • Neste ano um novo logo é acrescentado ao grupo de logos que compõem a identidade visual vinculada ao Prof. Dr. Jefferson R. Cardoso. Esta logo representa a seguinte frase:


  • Em 2023, o PAIFIT chegou aos 22 anos de existência. Para celebrar todos estes anos de pesquisas realizadas pelo grupo, bem como atendimentos oferecidos à comunidade, foi desenvolvido um logo especial para comemorar os 22 anos de PAIFIT.


  • O Grupo de Pesquisa PAIFIT completou 20 anos de existência. Inúmeras pesquisas foram realizadas e também vários atendimentos realizados no Centro de Fisioterapia Aquática da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

    E como já é tradição, foi desenvolvido um logo especial para comemorar os 20 anos de PAIFIT.

    O vídeo abaixo é uma pequena lembrança dos 20 anos do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Intervenção em Fisioterapia. Além disso, celebramos também os 50 anos da UEL e do Hospital Universitário. Aproveitem para assistir como contribuímos com a Ciência brasileira.


    No começo de 2021, o Grupo PAIFIT foi procurado pelos diretores do Londrina Esporte Clube (LEC) para retomar a parceria entre o time, o Prof. Dr. Jefferson R. Cardoso e os alunos de Fisioterapia da UEL e do Mestrado e Doutorado Associado em Educação Física UEL-UEM.

    Foram aproximadamente nove anos de atendimento aos atletas do LEC mas que se interrompeu. Intervenções sempre realizadas por meio de intermediações dos fisioterapeutas:

    Marcelo Rockenbach: @marcelo_fisio.osteopatia
    Jonas Pires: @jonaspiresfisio
    Joilson Amorin: @joilson_amorim

    Em 2021, o reconhecimento do trabalho feito por nós do Grupo PAIFIT, pelos dirigentes, nos coloca novamente com essa parceria.

    Veja o vídeo no link abaixo, imagens do Jornalista do LEC, Gustavo Oliveira @gustavooliveirafoto que apareceu na Tarobá.

    Vídeo completo


  • Em 2020 o Prof Dr. Jefferson R. Cardoso foi convidado para ser palestrante no XXIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, um dos congressos mais importantes da área da fisioterapia.


  • Em 2019, o PAIFIT comemorou seus 18 anos de existência com a criação de um logo especial, celebrando essa importante marca em sua trajetória.

    Sempre engajado na busca das melhores evidências, não só em biomecânica clínica, mas também em epidemiologia clínica. É realmente recompensador trabalhar e orientar jovens talentos.

    Confira o post de comemoracao no Instagram do PAIFIT
    Clique na imagem e veja o post completo de comemoração no Instagram

    A finalização da reforma da piscina do Centro de Fisioterapia Aquática “Prof. Paulo A. Seibert” do Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) marcou um importante avanço na qualidade dos serviços oferecidos pela instituição. A piscina, essencial para a reabilitação e o tratamento de diversos pacientes e também para a formação dos alunos do curso de Fisioterapia e também alunos do PAIFIT, passou por um processo de modernização.

    Confira nos links abaixo os vídeos do processo de reforma publicados no Instagram do PAIFIT:

    Início
    Durante a reforma
    Fase final 1
    Fase final 2
    Piscina pronta e retorno às atividades


    À seguir, algumas fotos da piscina finalizada e volta das atividades .

    Fotos do processo de reforma.

    Nesse final de reforma, os alunos foram imprescindíveis na limpeza e recuperação dos materiais. Parabéns aos que se envolveram.

    Confira o post de agradecimento aos alunos no Instagram do PAIFIT


  • Dois projetos de pesquisa do Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica, coordenado pelo Prof Dr. Jefferson R. Cardoso foram notícia no Jornal da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

    Os projetos com foco nos movimentos e dor da coluna lombar foram propostos com base nos estudos dos orientandos Lais Faganello Dela Bela (doutoranda) e de Alexandre Pelegrinelli (mestrando). Os dois alunos do Programa de Mestrado Associado em Educação Física UEL-UEM.


    Notícia completa
    Reportagem: Agência UEL de Notícias
    Jornal Notícia 1.363 – 28/07/2017


  • Em 2016 o Grupo de Pesquisa PAIFIT completou 15 anos de existência. Desde a sua criação em 2001, muitos alunos de graduação e pós-graduação passaram pela orientação do Prof Dr. Jefferson R. Cardoso, participando de diversos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo PAIFIT.

    Em comemoração, foi desenvolvido um logo especial para celebrar os 15 anos de existência do PAIFIT.


  • Duas reportagens foram realizadas com o Grupo Paifit durante as avaliações isocinéticas dos jogadores de futebol do LEC em novembro de 2012.

    Confira abaixo:


  • Em 2011, uma reportagem abordou uma pesquisa realizada pelo grupo PAIFIT, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que investigou a eficácia do método Pilates no tratamento de dores nas costas.

    A pesquisa foi conduzida pela Fernanda Queiroz Ribeiro Cerci Mostagi, na época aluna de mestrado da UEL e foi coordenado pelo Prof Dr. Jefferson R. Cardoso. O objetivo do estudo era mostrar como o Pilates pode ser utilizado como recurso na fisioterapia.

    Confira no vídeo abaixo a reportagem completa:


  • Primeiras defesas de mestrado, uma pelo PPG Associado em Educação Física e duas pelo PPG em Ciências da Saúde do CCS.


    O Laboratório recebe o segundo eletromiógrafo por meio da Reitoria da UEL (Reitor Prof. Wilmar Sachetin Marçal).


  • Recurso financeiro liberado pelo projeto de Implantação do Setor de Fisioterapia Aquática (CV2305), registrado na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Unidade Gestora do Fundo Paraná, com subsídio de R$ 400.000,00.


    O Laboratório recebe o primeiro estudante de mestrado, o fisioterapeuta Marcio M. Kawano, atualmente Docente da Universidade Federal do Oeste da Bahia em Barreiras. Marcio utilizou o eletromiógrafo de superfície com indivíduos com dor lombar crônica e verificou seus efeitos durante a avaliação da fadiga do tronco (Revista Brasileira de Medicina do Esporte).


  • Nesse ano, o Prof Dr. Jefferson R. Cardoso é convidado para fazer parte do Programa de Mestrado Associado em Educação Física UEL-UEM. A CAPES aprova esse mestrado inédito composto por duas IES estaduais.


    O Prof Dr. Jefferson R. Cardoso, juntamente com a funcionária da PROPLAN (Pró- Reitoria de Planejamento), Cristina Ruiz, escrevem um projeto para que o governo do Paraná pudesse liberar recursos financeiros para construção de uma piscina que atendesse as necessidades dos pacientes assistidos pela fisioterapia do HU, bem como os alunos da graduação e pós-graduação;


  • Projeto: “Comparação da atividade eletromiográfica dos indivíduos com reconstrução do ligamento cruzado anterior e indivíduos sem lesão durante diferentes estímulos sensórios-motores”.
    Objetivo: O objetivo desse estudo foi comparar a atividade elétrica dos músculos que estabilizam o joelho em seis diferentes exercícios proprioceptivos.
    Publicações: Os artigos foram publicados em 2008 e 2009.


  • Prof. Jefferson R. Cardoso finaliza o Doutorado na Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, defendendo a tese “Revisão sistemática com metanálises sobre a efetividade e segurança da fisioterapia aquática no tratamento de pacientes com artrite reumatoide”.


    Em 2003, o primeiro projeto de pesquisa é iniciado com o objetivo de analisar a atividade elétrica dos músculos do tornozelo e a função da utilização de estabilizadores desta articulação de jogadores de vôlei feminino de Londrina, durante movimentos que as atletas realizavam durante o jogo. Neste mesmo ano começam a participar do grupo e do laboratório estudantes de iniciação científica e os que estavam em fase de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O artigo é publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Os dois primeiros alunos orientados no TCC foram: Thiago André Del Arco Mustafa e Hugo Maxwell Pereira.



  • Um dos primeiros equipamentos recebido pelo PAIFIT foi um eletromiógrafo de superfície nacional, adquirido com verba do próprio Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU-UEL), para estudos da ativação muscular.


  • O Grupo de Pesquisa em Avaliação e Intervenção em Fisioterapia (PAIFIT), foi criado em 2001 com a coordenação do Prof Dr. Jefferson R. Cardoso. O objetivo era realizar pesquisas por meio de atividade elétrica muscular, dinamometria e análise cinemática com sistema de câmeras 3D dos diferentes exercícios aplicados a pacientes com distúrbio musculoesquelético e neurológico, investigando a efetividade da fisioterapia tanto em ambiente terrestre como no ambiente aquático.

    As mãos estão ligadas pelo sinal eletromiográfico, indicando que a biomecânica clínica foi o componente inicial, além da clássica metanálise de 1991 da colaboração Cochrane sobre gravidez e cuidados perinatais. Os profissionais estavam interessados se o uso de corticosteroides no período próximo ao nascimento de bebês prematuros diminuiria a mortalidade neonatal.

    Com essas duas imagens em mente, a logo do Grupo foi criada…. e adaptada ao longo do tempo.